29/04/2008


. Solidão que nada .

Alguém me disse uma vez que ser solteiro - lê-se: não ter compromisso - é muito bom, maravilha do universo, quase um passo para o êxtase. Essa pessoa esqueceu de dizer o quanto é difícil se manter só (o que não chega a ser um problema neh) e pior ainda, o quanto é difícil sentir-se só.

Manter-se sozinho é opção de quem precisa e quer ficar sozinho. É negar aos outros o prazer de sua companhia e negar a si mesmo o prazer da companhia dos outros. É ser capaz de se bastar mesmo quando a solidão, que não é opção, aparece. É optar por não precisar sentir a presença do outro.

Sentir-se só não é opção que se faça, é sentimento que vem por não estar ao lado de quem se quer, ou por não estar fazendo o que se deseja. Não tem a ver com amor, tem a ver com amizade, com acolhida, com abraço. Sim tem a ver com abraço, na verdade, com a falta dele.

Pois, perder um amigo, seja em que circunstância for, dói. Mas sentir-se só por não ter mais aquele amigo, dói muito mais.

Sei bem que as pessoas não suportam a solidão que vem com a mudança (lembrem-se que estou em metamorfose rs) e que sentir-se só é até uma atitude egoísta, mas sente-se só somente quem necessita de companhia. Dá para entender?

Talvez se fosse fácil se bastar não haveria no mundo quem precisa-se de platéia.

Aprendi muito nesse tempo em que tudo mudou, entendo hoje algumas pessoas que não entendia antes. E entendo menos ainda outras muitas coisas. Aprendi, por exemplo, que quem não se basta e precisa de platéia, e vive rodeado de pessoas - veja bem: pessoas não amigos - quando longe desse ambiente se põe triste, quase apagado. Aprendi que quantidade não é qualidade. e que ás vezes se privar do mundo por alguém não é uma forma de não se deparar com a solidão.

Logo, me sinto só, não por não me bastar, e sim, por precisar dessa companhia, desse abraço, dessa sinceridade, dessa amizade que vem com o tempo. Sim, solidão de um amor, e sim, solidão de uma amizade.

Sinto que quanto mais conheço o mundo, mas duvido que haja alguém lá que me entenda. Cada vez que entendo mais, menos acredito. E solidão faz a gente aprender que no fundo só podemos contar com nós mesmos.

E ficar sozinho, não ter compromisso, faz bem também. Mas isso conto num dia em que não estiver de TPM, ou que esse sentimento de solidão não esteja batendo na minha porta.

. Nina .

Um comentário:

  1. Anonymous30/4/08

    Sabe que eu passei uma boa fase da minha vida justamente pensando sobre essa diferença que você citou????

    E sim, ela faz todo o sentido do mundo... E acho mesmo que todo mundo passa por momentos assim, a diferença, talvez, esteja no grau, na personalidade de cada um.

    E uma coisa eu aprendi: só saia da solidão de si mesma, que ainda se basta, se descobrir alguém, parceiro ou amigo, que te faz ser melhor do que voce já é sozinha...

    ;)

    Venha sempre me ver no blog!
    Beijos
    Luana

    ResponderExcluir

 
Desvaneios de Madrugada - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo