24/11/2010


. Violência no RJ .

Diante dos fatos acontecidos no Rio de Janeiro nesse mês de novembro, venho expor minha humilde opinião sobre o assunto.

Vivemos em uma guerra. Sim, vivemos. Por mais que possa parecer pacífico o seu modo de vida, o meu modo de vida, o do seu vizinho, vivemos uma guerra sim. Eu realmente acredito que o governo até tenta conseguir paz, afinal, os bandidos estão incomodados com o fato dessas UPPs estarem tirando eles dos morros e tal. Afinal ninguém faz barulho por conta de nada.

Tenho 27 anos, todos vividos no estado do Rio, já vi muitos tipos de violência, já morei entre duas comunidades em Niterói e quando tinha uns 10 ou 11 anos vi pela primeira vez um cadáver na esquina. Não esqueço. Lembro exatamente do barulho dos tiros, lembro de ficar com medo e me entocar dentro de casa, lembro de uma vez já morando em São Gonçalo, ver minhas tias e avós terem que vir pra minha casa porque bandidos andavam entrando no quintal deles. Então, eu sei o que é violência.

Com uns 20 ou 22 anos, ouvi e quase assisti um assassinato na porta da faculdade. A cena me assustou tanto que fiquei amarela de tão pálida, e ali morreu em mim um pouco da inocência que ainda existia. Me assustou mais ainda o fato das pessoas levarem aquilo numa naturalidade absurda. Nego se debruçava no carro ensaguentado ou para ver ou para tirar fotos. Eu murchei naquele dia.

Já vi bandidos fechando comércio, fazendo arrastão, dando tiro pro alto a troco de nada, e agora carros queimando nas ruas de quase todos os bairros cariocas. É isso... quando parece que está se tendo algum sucesso em relação ao combate à violência no estado, os bandidos se incomodam horrores e começam ondas e mais ondas de violência. E eis que o mundo quase para, porque as pessoas ficam amedrontadas.

Mas muita besteira é dita também. Nessas horas nego renega o estado e a cidade que dizem o ano inteiro amar, já pensam em ir pra outro canto, se bandiar pra São Paulo, por exemplo, como se em São Paulo violência não existisse. É diferente? É. Mas em qualquer lugar existe violência, você pode não saber,  pode não ser tão noticiada quanto a do Rio de Janeiro, mas existe. No interior tem outros tipos de violência, ás vezes até mais crueis, assalto tem até na Europa, nego também quebra tudo em Paris, o ser humano é violento.

Aqui no RJ tem alguns problemas básicos, até a geografia ajuda o crime a se organizar, mas né,  o tráfico de drogas não vai acabar tão cedo, há consumidor para as coisas, há conchavos mil. Isso é fato. Daqui a pouco passam os atentados (porque agora é atentado que nego fala), como sempre passam, e o que continuará será  bala perdida, exceuções em plena luz do dia, assaltos, o povo ficando cada vez mais em casa refém de uma sociedade em que o justo é quem paga pelo injusto.

O mundo só deixará de ser violento quando acabar a humanidade. Tem aquela frase do Thomas Hobbes: "O homem é o lobo do homem". Tipo isso o que anda acontecendo por aí. Realidade é cruel, mas passa e depois volta, é o ciclo vicioso, fazer o que?

0 comentários:

 
Desvaneios de Madrugada - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo