20/05/2012


. O medo . ou . Gato escaldado e o medo da água fria .

O ser humano é desconfiado, piora se passa por certas situações sempre baseado por um medo que, na verdade, deveria mover e não paralisar. 

Gato escaldado tem medo de água fria, sempre vai, coitado do gato! E ser escaldado, ser ludibriado e iludido causa, sim, traumas muitas vezes irremediáveis. A gente tende a criar uma capa protetora em volta de si para não ser mais pisoteado pelas circunstâncias, o que, dependendo da situação, não é bom.

Eu sou gata escaldada, sou e nem preciso explicar porque para quem me lê desde 2008 por aqui. Passei dificuldade amorosas demais para uma menina de 24/25 anos e hoje com 28/29 sofro dessa desconfiança que (graças a Deus) tem sido posta a prova por conta de situações que me dão provas de que desconfiança só faz mal a nós mesmos.

Não que não tenha que ter medo, TEM que. Mesmo porque é o medo que além de mover (como diria o outro) faz a gente ter a real dimensão tanto dos sentimentos quanto dos perigos que existem no caminho. E é exatamente o caminho que dá medo.

A gente ama, é amado, desama e é desprezado, e com o passar do tempo todas essas atitudes vão formando a pessoa que a gente é, que a gente vai ser, que a gente nem quer ser mas se torna. A gente se torna desconfiado, confia naquele velho ditado da laranja madura na beira da estrada, a gente acaba se dando pouco para o próximo por medo dele ser igual ou parecido com o último.

Minha amada Daniele (aniversariante do dia, aliás) sempre me repetiu uma frase (que já postei aqui) muito certa. A Dani me dizia sempre 'Amiga, tenho pena do próximo!', pois é, eu também tinha. Na verdade só num tenho tanto mais, porque o próximo em questão está na mesma situação que eu, já que eu também sou a próxima.

E é difícil, viu! Difícil demais contrariar as circunstâncias e não comparar o presente com o passado, é complicado se jogar de cabeça depois de tanta porrada na pobrezinha. Medo há, sim. Pavor, eu diria, mas é um medo 'bom', daqueles que a gente quer passar a não ter. É a insegurança de ser alvo de declarações fofas porque teve um filho da puta que quando fazia tinha intenção certa de conseguir alguma coisa, e aí o que faz hoje e tem intenção correta, ou bonitinha, ou fofa, ou simplesmente é o que é, paga pela desconfiança anterior.

Não sei se está fazendo sentido, mas o que quero dizer e alertar é: o próximo não é igual ao anterior. Ok, pode até ser parecido, mas de qualquer maneira é sempre uma chance de viver outra coisa, é chance de se atirar da ponte e não cair sozinha lá de cima, é sempre chance de viver momentos interessantes e confortantes de carinho. O que não vale é ficar preso no passado, esperando que te boicotem quando na verdade só querem te dar carinho.

Medo é essencial. Medo serve para lembrar que não se pode colocar o dedo na tomada. Mas o medo que paralisa... esse... pode deixar pra trás... pois te paralisando não vai te levar a lugar algum.

Um comentário:

  1. "Mas o medo que paralisa... esse... pode deixar pra trás... pois te paralisando não vai te levar a lugar algum."

    Tapa na minha cara.

    ResponderExcluir

 
Desvaneios de Madrugada - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo