26/08/2012


. Confiança sem insegurança .


O sentimento de insegurança normalmente é criado a partir da falta de informação, mas também pode ser criado na presença dela.

Para seguir junto um casal deve ter a espontaneidade de trocar informações importantes da vida de ambos e não esperar que surjam dúvidas a respeito de qualquer assunto que seja para que estes sejam colocados em pauta. É importante na construção do relacionamento, na construção da confiança daquela relação, que se olhe nos olhos e se fale sobre aquilo que pode influenciar na vida à dois. 

A falta de informação, a falta do relato sobre sua vida, pode acarretar desentendimentos maiores, pode criar essa tal de insegurança no coração de quem se ama.

Todos têm seus limites, todos têm sua privacidade, seus pensamentos que não gostariam de compartilhar nem com quem decidiu passar a vida junto. Cada um tem suas preocupações e desejos na vida. Porém, ficar a par do que acontece ou aconteceu na vida do outro protege a gente de querer mais do que podemos querer, protege a gente de dar saltos maiores do que nossas pernas gostariam, de dar passos largos ou de se jogar total e completamente de cima do trapézio sem rede embaixo para nos segurar. 

Saber que lá embaixo do penhasco tem alguém que vai te amparar dá a completa sensação de poder, daquele poder de planejamento, daquela vontade de planejar. Ficar no escuro, de olhos vendados sem saber onde pisar acaba com a esperança de aquilo ali ser diferente, acaba com a espontaneidade de planejar o futuro a dois, cria um sentimento ruim de insegurança e tristeza, desanima completamente o coração apaixonado.

Não dá para ficar alheio diante de alguns fatos. Não dá para esperar que coisas mais graves apareçam a cada esquina. Não dá para viver num trampolim sem poder voltar para escada por onde subimos ou sem poder pular para piscina abaixo de nós. Não dá para entrar numa relação com medo de que ela acabe ou com medo do que vai aparecer na nossa frente.

Insegurança não leva a lugar algum. Portanto, não crie insegurança no outro. Dê o máximo de si para que ele ou ela possa confiar em você. Fale além de somente escutar, compartilhe seus medos, seus momentos, sua vida. Seja espontâneo, não espere que o outro te lance uma pergunta para que seus mistérios possam ser desvendados.

Desanima ter que sair das nuvens toda vez que se descobre uma vírgula em um lugar errado, e procurar o chão para ter um lugar seguro para ficar se torna cansativo e triste. 

Amor requer certas gentilezas. Amor requer confiança para se fortalecer. Amor requer a prática da sinceridade para permanecer inalterado ou para crescer ao ponto de ser suficientemente forte contra qualquer tipo de situação adversa que possa surgir. Amor precisa de nuvem, de mãos dadas, de sonos tranquilos. Amor precisa não ter angustias, precisa ser saudável, precisa ser calmo e sem estresse. Amor para durar precisa ser confiante. Amor não precisa de provações a todo momento, a cada mês ou dia. Amor que é amor de verdade precisa apenas de duas pessoas que se amem, que se queiram, que se permitam ser amados um pelo outros. Amor não precisa de guerra. Amor precisa de confiança sem insegurança.

3 comentários:

  1. Aline, os dois últimos textos estão FANTÁSTICOS - assim com letras maiúsculas mesmo!

    Relacionamento não é nada fácil e requer, por incrível que pareça, amor.

    Concordo com suas palavras.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!
    E finalmente, não sei pq não tinha feito isso antes, estou te seguindo aqui no Datilografia.

    Beijo e sucessos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlon, amado! Estava eu pensando aqui se você ainda vinha ler meus textos tortos! rs Saudades dos papos e trocas de tuites! rs Bjs

      Excluir

 
Desvaneios de Madrugada - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo