09/01/2013


. Amadurecer .

Conforme o tempo passa o jeito como a gente sente as coisas também muda.

Sei que ando numas de falar de mudanças, de amadurecimento, ok, é verdade. Acho que por estar caminhando para a terceira década de vida. Então, aguardem mais textos relacionados a isso e tentem ser legais comigo. rs

Voltando ao assunto, a gente sente as coisas de forma diferente. Não é uma constatação só minha, vejo acontecer com as pessoas ao meu redor que estão na mesma fase de transição que eu. Há aqueles que classificam como crise de idade, eu classifico hoje como amadurecimento. Sim, amadurecimento e não crescimento. Pois a gente pode até crescer mas não amadurecer. Eu percebo isso através dos sentimentos. 

Quer um exemplo? Há 5 anos eu amava cortando os pulsos. Sabe como? Daquele jeito que amor só fazia sentido se tivesse um grande sofrimento, uma grande angústia, um fechar de olhos, um pular do avião sem paraquedas, uma música para chorar e outra para acalentar o coração. Hoje entendi, entendo aliás, que amor é quando há algo mais brando, algo que te traz paz e não angústia. Que nem sempre precisa ter uma música para lembrar, pois você não esquece e não vai ser esquecida num simples pular da cama.

Tenho visto amigas estranharem essa calmaria, o que é extremamente engraçado, eu também ando passando por isso, é tão natural que se torna estranho pelo que a gente foi acostumada a sentir por anos. Nos tornamos mulheres, e isso ocorre de uma forma tão louca e rápida e longa ao mesmo tempo, que parece que a adolescência durou muito e a gente cortava os pulsos por isso.

Não sei mais se sou adepta daquela frase de Vinícius em 'Canto de Ossanha': "O amor só é bom se doer". Acho que o amor só é bom se bem vivido, se bem estruturado, se bem amado, por assim dizer.

Eu tendo a falar de sentimentos, do amor principalmente, acho que é por achar que anda faltando isso no mundo, e talvez seja minha maneira de fazer diferença nesse mundo meio sem amor. Mas o amadurecimento não vem só no amor, é um exemplo apenas. O amadurecimento tem vindo nas atitudes, nas grandes principalmente. E é engraçado se reconhecer nessas grandes atitudes, é estranho fazer escolhas corretas que vão contra o pensamento geral, é muito estranho tomar as rédeas da própria vida, recompensador, mas esquisito.

Estamos nos tornando adultas, algumas já são maduras há mais tempo, outras são maduras profissionalmente e não sentimentalmente, e vice-versa. A idade faz diferença sim, 4, 5, 2 anos mudam as pessoas. O bom é aproveitar todas as fases, as boas e as ruins, afinal até a revolta amadurece. Isso tudo fica para o aprendizado, fica para a história, fica para a vida. 

Bora escrever outro capítulo dela.

0 comentários:

 
Desvaneios de Madrugada - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo