29/12/2018


. Sobre estresse .

Eu queria não sentir estresse toda vez que vou a algum encontro, de amigos ou família, da minha ou da dos outros. Mas eu sinto. Você pode achar que é normal ou cultural o julgamento que as pessoas fazem em relação à forma que você escolheu criar seu filho. Mulheres, mães são as que mais gostam de questionar tudo e qualquer coisa. Pessoas velhas principalmente. Não é normal ou não deveria ser naturalizado dessa forma.

Eu queria acolhimento ao invés de questionamento sobre o fato de eu dar colo pro meu filho, por exemplo. E sobre isso: colo é bom, ajuda no desenvolvimento do bebê, é sinal de amor e carinho. O colo é meu, o filho é meu e eu dou colo o quanto eu quiser. E pelas minhas observações pessoais quem reclama que dou muito colo pro meu filho, é justamente quem parece precisar de mais colo na vida.

Eu queria que não me metralhassem de perguntas sobre o meu filho a cada três segundos e isentassem o pai dele dos mesmos questionamentos, o pai dele sabe muito sobre ele também, às vezes até mais.

Eu queria que parassem de fazer de tudo uma competição. Não é uma corrida ou concurso da melhor criança, minha gente!

Tudo o que eu queria, no fim, vejo que faz parte da minha luta de todo dia, pois todos esses comportamentos tem uma coisa em comum: o machismo. O machismo que faz com que tudo fique em cima da Mulher.

Hoje me perguntaram o que eu faço além de cuidar do meu filho. Eu falei que só faço isso o tempo todo (ele tem 4 meses) e o ser falou q ela sempre teve mais o que fazer dentro de casa. Eu me afastei, e não respondi. Mas é importante ver o machismo ali, pra reconhecer ele e rechaçar. Pois não é por ser mãe que tenho q ser super dona de casa, ou que só eu tenha que varrer a porra do meu chão né?

O engraçado do julgamento materno é que as pessoas se acham no direito de falar na sua cara, sem saber sua realidade, sem saber sua intenção. O sábio pensador já dizia: se não tem nada de bom para falar, fique quieto. E cada um no seu quadrado.

Sejam menos machistas, repassem conhecimento sem julgar e sem se sentirem como detentoras da verdade absoluta. Pois existem várias verdades e realidades. Sejam empáticas com outras mulheres da sua família. Acolha!

Eu poderia me calar, mas pedem que eu escreva e essa é minha realidade hoje.

0 comentários:

 
Desvaneios de Madrugada - Copyright © 2016 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo